Antigamente era natural se dizer das pessoas católicas, pessoas religiosas. Evidentemente que o catolicismo dominava, seja por tradição familiar, costumes ou mesmo quando imposta. A religião estava ligada ao surgimento de vilas, cidades, no povoamento e colonização, conforme conta a História. Em Caldeirão Grande, este pedaço de Brasil, não foi diferente. Sobre o exposto tratamos no capítulo Origem da Igreja Matriz, deste livro.
Com o passar do tempo, foram surgindo outras denominações religiosas cristãs em todos os lugares e as pessoas passaram a professar não somente a religião católica e sim diversas denominações e religiões.
Atualmente o povo de Caldeirão Grande congrega em várias Igrejas e Casas de Oração:
Igreja Adventista do Sétimo Dia, na Rua Hélio Correia.
Igreja Assembléia de Deus, na Praça Castro Alves.
Igreja Batista Missionária, Casa de Oração na Rua da Matriz.
Igreja Testemunha de Jeová, Casa de Oração na Rua do Namoro.
Igreja Universal do Reino de Deus- Casa de Oração na Rua da Matriz.
Igreja Pentecostal, Casa de Oração na Rua da Matriz.
Igreja Universal da Graça, Casa de Oração.
Igreja Congregação Cristã no Brasil, Rua João Durval Carneiro.
Igreja Assembléia de Deus Ministério do Leste, Casa de Oração na Rua do Zabelê.
Centro Espírita Gotas de Luz, na Rua Hélio Correia.
Igreja Católica Apostólica Romana, Na Rua da Matriz.
Igreja Católica Apostólica Independente, na Rua da Esperança.
Pode dizer que Caldeirão Grande não forma uma Comunidade Católica e nem religiosa, é o que indicam as opiniões. Existem os grupos das diversas Igrejas que buscam principalmente expandir a irmandade entre os seus adeptos. Somente algumas, vêm desenvolvendo trabalhos que se destinam a formação das bases da moral e fé cristã, entre crianças, jovens e adultos, trabalhando a catequese e outras ações educativas, que envolvem a música, o teatro e outros setores a exemplo. É importante, porém significa uma gota no oceano de necessidades de um povo tão carente de Deus.
A violência acontece na família e se alarma, assim como os vícios, as drogas e o número de alcoólatras é preocupante tendo causado muitas vítimas. A família ora abalada e desestruturada não assume o papel de educar.
Educação e religião são inseparáveis; quando isso não acontece, se trata de uma difícil questão.
Por outro lado, não existe nenhum trabalho de apoio às iniciativas e a alguma atividade existente, no sentido abrangente por órgãos ou instituições.
ECUMENISMO
Convém notificar que o Culto Ecumênico tem-se expandido por toda parte. Ele existe para revelar a afirmação e o reconhecimento da diversidade de dons e ministérios concedidos por Deus a seu povo. Também vem mostrar que todas as religiões que nos conduzem a Deus são boas .
Ecumenismo é, portanto, a busca e vivência da Unidade na Diversidade.
(Carta Pastoral do Colégio Episcopal da Igreja Metodista sobre o Ecumenismo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário