Na última década do século XIX, as terras que compreendiam a Fazenda Novilhas, pertenciam ao Coronel Porfírio Ferreira, fazendo parte do seu condado, foram compradas pelo senhor José Guirra, natural de Itinga, atual município de Antônio Gonçalves. O novo proprietário da Fazenda Novilhas, casado com Dona Ermelina Rosa da Anunciação, veio para essas terras, trazendo seus dez filhos: Maria, Chiquinha, Ana, Elvira, Benvina, Dionísio, Joaquin, João Guirra, Janjão e Silvério (Santos).
Em 1915, o seu filho João Guirra, casou-se com Maria Isabel Dias Bezerra, (conhecida Marota), filha de Norberto Dias Bezerra e de Isabel Dias Bezerra, e dessa união nasceram todos seus filhos na referida fazenda: Febrônio, Joana, Antônia, Maria, Deodoro, Euzébio, Cândido, José, Luzia, Raimundo e Manoel.
Todos viveram da agricultura e da pecuária. Desenvolveram o cultivo do feijão, da mamona, do milho, da mandioca, da cana-de-açúcar, na Fazenda Novilhas, onde instalaram uma engenhoca, fazendo rapadura e melaço - experiência trazida da Itinga.
Dedicaram-se ao cultivo do arroz, do café, batata doce, aipim, frutas, como banana, abacaxi, mamão, laranja, pinha etc.
Sua filha, Antônia Guirra, aos 88 anos de idade, residente à Rua Presidente Médici, fala das inúmeras recordações da sua infância: a casa onde morava, a capelinha onde se reuniam para as devoções e cultos, onde costumavam rezar durante todos os dias da quaresma.
Relembra do tio Frei Sabico, das suas ladainhas também o cemitério da fazenda, o batalhão de feijão, as animadas semanas da farinhada, a fartura das coalhadas, para preparar o requeijão. E ela continuava como se estivesse ouvindo o seu pai, que ao falar, arrastava o “r”, assim: O Rrreimundo arrrrasa com tudo: O rreio, a rroda, o arrrado, o rrodo, a carrroça...
A família, muito religiosa, tinha como tradição, na cerimônia de batizado dos seus filhos, conduzir a imagem de nossa Senhora, pelos padrinhos, cujo afilhado depositava uma coroa sobre a cabeça da santa, que se tornava a sua madrinha protetora.
São muitas as recordações dos tempos velhos.
Euzébio Guirra e Esposa Dona Alzira com seus
filhos na festa de Primeira Comunhão. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário