JOÃO PEREIRA FILHO
João Pereira Filho, o conhecido João Pau Ferro, homem simples e trabalhador da Fazenda Várzea Redonda, entre outros, se destacou pela luta e organização da classe dos trabalhadores rurais de Caldeirão Grande, com grande humildade conquistou a confiança e a amizade dos companheiros, sendo aclamado como primeiro presidente provisório do Sindicato em uma Assembléia de centenas de trabalhadores em 1980. Sendo eleito por voto, pela segunda vez, para presidente, atuando com eficiência e seriedade, junto aos diretores sindicais, FETAG, CONTAG e demais instituições.
Soube, com responsabilidade e perseverança, resolver os assuntos da classe e enfrentar os conflitos de terras, conciliando os desentendimentos, vencendo as barreiras com inteligência e determinação.
Esse homem tinha o hábito de boas leituras, era ouvinte assíduo da “Hora do Brasil” e noticiários. Era um trabalhador organizado, sempre residiu na zona rural, onde nasceram seus filhos e desenvolveram-se ao lado da sua esposa, Dona Francisca.
Sempre com os companheiros, na defesa dos seus direitos, honra a classe e Sindicato que ajudou a construir e tanto defendeu.
Rodeado dos amigos da Várzea Redonda, Umburanas, da região e da cidade, como sempre viveu, ele assim deixa esse convívio no dia 21 de abril de 2009, ao completar 74 anos de idade, registrando na história uma página de luta e de amor em prol dos seus companheiros, da sua família e de todos que o conheceram.
VALDIVINA FERREIRA DA SILVA
Jamais poderia deixar de mencionar o seu nome: Valdivina, essa mulher, mãe, esposa, companheira e amiga de todos, dedicou-se ao trabalho sindical, tendo sido eleita por votação, para Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caldeirão Grande em 1983, sendo a terceira presidente, eleitos também, os respectivos membros, Diretores Sindicais.
Já não faz parte do convívio terrestre, porém permanece o seu exemplo de mulher, no trabalho em prol da organização da classe dos trabalhadores, pela sua luta e fé, tem a nossa amizade, reconhecimento e profunda gratidão.
MARIA DE LOURDES GONÇALVES SILVA (D. Tutu).
Maria de Lourdes Gonçalves Silva, mais conhecida por Dona Tutu, nasceu em Saúde, filha de Manoel (Manoelzimho) e de Alexandrina, juntamente com sua irmã Alzira, nessa cidade passaram a infância, onde foram educadas, frequentaram a escola, receberam instrução moral e religiosa, entre várias habilidades, como de costura, culinária etc., através de uma senhora chamada por elas de Titiá.
Casou-se com o Sr. Benedito e durante certo tempo fez várias viagens e conheceu lugares diferentes. Veio a seguir para Boqueirão, nesse município de Caldeirão Grande, local esse onde tem serviços prestados aos seus moradores, principalmente na educação, onde foi professora leiga. Também lecionou na Fazenda Pedrinhas e em outras localidades.
Os ex-alunos e todos que passaram por seus ensinamentos conservam a gratidão, a admiração e sobre tudo o grande exemplo do abnegado dom de servir.
Muito religiosa dotada de conhecimento e saber popular, organizava festas comemorativas, novenas e diversões.
Suas duas filhas são: Maria do Carmo e Maria Perpétua.
Esta senhora de extraordinária delicadeza, era uma conselheira para todos, orientava nos problemas e quaisquer situações. Nessa terra, o seu maior empreendimento humano foi o abnegado trabalho com as crianças órfãs e abandonadas, as quais encontraram o amor, carinho e cuidados de mãe na Associação dos Menores Abandonados desse município, (entidade filantrópica) cujo presidente era José Francisco de Oliveira (Seu Zuza) local que funciona a Igreja Católica Independente.
“Ainda peço a meus amigos: Tenham vigilância com esses pobres filhos desditosos que aqui ficam sem a minha companhia, porque são seres humanos e pela idade são dignos de compaixão” - trecho da carta que ela deixou ao despedir-se da associação, como ex-governanta , no dia 30 de abril de 1974.
Achando-se doente, foi residir em Salvador com sua filha Perpétua, onde, após ter se passado vários anos deixou o convívio terrestre. Posteriormente seus restos mortais foram trazidos para Caldeirão Grande, sua terra, onde os corações das pessoas guardam o reconhecimento e o amor a inesquecível Dona Tutu.
![]() |
Dona Maria de Lourdes sentada, à frente, rodeada dos seus inúmeros alunos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário