![]() |
Dom Jairo Rui de Matos da Silva |
Em 1972, chegava a Senhor do Bonfim seu 5º bispo, filho de Castro Alves, Bahia, Dom Jairo Rui de Matos da Silva. Tomou posse na diocese no mesmo ano; trabalhou incansavelmente, tendo sempre como meta, o homem na sua integralidade.
Personalidade forte, tinha definido como missão na terra, justiça e paz no campo; terra para os que trabalham e igualdade social. Aos 35 anos de governo episcopal, por motivo de doença, apresentou o pedido de renúncia ao Papa Bento XVI.
Dom Jairo faleceu em Salvador, onde permanecia enfermo a alguns meses, sendo seu corpo trazido para junto dos queridos diocesanos, em 12 do mês de janeiro de 2007, para a última homenagem de agradecimento e adeus, onde repousa perpetuamente, na Catedral Diocesana de Senhor do Bonfim.
O Papa Bento XVI nomeia o monsenhor Francisco Canindé Palhano, de São José de Mipibu, Rio Grande do Norte, o 6º e atual bispo da Diocese de Senhor do Bonfim-Ba, que foi empossado solenemente, em 26 do mês de novembro de 2006.
Teve a sua ordenação sacerdotal em 1975, foi nomeado Monsenhor Capelão de sua Santidade pelo papa João Paulo II, em 1991. E desde esse ano, foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Natal, tendo sido, nesta cidade, ordenado bispo, em 21 do mês de outubro de 2006.
No dia 28 de novembro de 2009, Dom Francisco visitou pela primeira vez, a comunidade católica de Caldeirão Grande, por ocasião da festa da padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário