![]() |
Grupo de Jovens de Caldeirão Grande - 1977 |
A juventude caldeirãograndense no meado da década de 70, registra uma página especial e significativa na história dessa cidade.
Naquela época um grupo formado por inúmeros jovens atuava em diversas atividades e exercia ações junto à comunidade. Sentiam–se felizes, ocupados com boas obras e por poder repartirem o seu potencial, levando o exemplo e a mensagem de Jesus a quem precisasse. E nesse afã, reuniam-se para estudos bíblicos, reflexão, lazer e tiveram os melhores momentos dessa fase, própria de uma juventude equilibrada e sadia. Fruto este, resultante do trabalho da Pastoral da Juventude da Igreja Católica, aqui plantado pelo Padre Tiago de Assis Batista, quando pároco desse município.
Dentre várias atuações do grupo, recordam-se :
- A hora do Ângelus;
- Visita aos doentes e anciãos;
- Arrecadação de remédios e alimentos;
- Confecção de tijolos e de fossas;
- Limpeza de áreas como a lagoa e laje;
- Mobilização e mutirão para reparos e construção de moradias para pessoas carentes, a exemplo da casa de Dona Juvina;
- Viagens pela região com grupo de teatro.
A foto recorda o aniversário do GRUJUNAMOR de Caldeirão Grande, em 1977, com a presença de componentes dos grupos jovens de Saúde, Jenipapo, Gonçalo e de Jacobina, após reunião na antiga Biblioteca Municipal Jorge Amado.
Citamos alguns nomes entre inúmeros do Grujunamor:
Antônio Matos, Juarez, Joevan, Maristela, Araceles, Amanda, Suzana, Neime, Toninha, Rege, Zetinha Amâncio, Neide, Joricéia, Dalva, Marcinha, Valdeci, Nelson da Idália, Edson Gama. Gracinha, Jerônimo e muitos outros.
O movimento jovem prosseguiu por alguns anos, lembra Maria Eulina Bezerra, que juntamente a outros jovens que ingressaram em novo grupo e realizaram vários trabalhos sociais, como reparos e construção de casa na Rua da Lagoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário