![]() |
Ruínas do Castelo Garcia d'Ávila - Praia do Forte - Mata de São João - Bahia |
Na Bahia, muitos portugueses receberam extensas sesmarias. Foi assim que surgiram os latifúndios que existem até hoje na zona rural do nosso estado.
A família Garcia D’Ávila, por exemplo, era muito poderosa em todo nordeste e chegou a ser proprietária do maior latifúndio de que se tem notícia no mundo: 800 mil quilômetros quadrados.
As expedições que desbravavam o interior do Brasil, eram chamadas de “entradas”, quando financiadas pelo governo e “bandeiras”, quando financiadas por grupos de pessoas.
Aconteceu que um descendente de Garcia D’Avila, Francisco Dias D’Avila, chefiou uma expedição, por volta de 1750, descobrindo minas de ouro no atual município de Jacobina. Dessa forma, um cidadão jacobinense de nome Dariovar Jacobina Vieira dos Santos, apelidado Tenteno, de posse de uma escritura de terras dos herdeiros de Conde D’Avila, apresentou–se no Fórum da cidade de Saúde, declarando ser o dono legal das terras que constituía quase todo território do município de Caldeirão Grande, partindo da Fazenda Boqueirão, passando pelo distrito de São Miguel, chegando a sede do município.
O processo encontrava-se em cartório, já por algum tempo e conforme seu conteúdo, ameaçava a centenas de pessoas perderem sua terra, roças, casas... Tudo que havia sido adquirido ao logo do tempo, o lugar onde viveram seus pais, avós, bisavós, tetravós, dos quais receberam como herança, um pedaço de terra, onde pudessem tirar o sustento, criar seus filhos. Herança essa passada verbalmente, com a morte dos seus antepassados, sem nenhum papel assinado.
Era o ano de 1977, A cruel notícia foi-se espalhando, causando medo, revolta, um escândalo, nunca visto na região.
A questão, uma bomba pronta para explodir, gerou o grande conflito entre os grileiros e posseiros, pois para estes, não havia tempo, nem espaço para defesa, visto que, faltavam poucos dias para acontecer o julgamento. A audiência já tinha dia e hora marcados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário