Como foi citado que no local onde se encontra a atual Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bem ao centro, existia um enorme cruzeiro de madeira e ao seu redor sepultavam os mortos desde os tempos mais remotos. Também nesse local foi erguida uma capela de devoção a Nossa Senhora da Conceição. Essa realização contou com o trabalho incessante do Frei Sabico, do Sr. Piroca e dos moradores. No interior dessa capela eram sepultadas as crianças.
Foi essa capela que deu origem a atual Igreja Matriz, tendo início a sua construção em 1930, com a colaboração de todos, na doação de pedras, madeiras, mão-de-obra e leilões de objetos e animais, contando com a inesgotável e constante atuação, perseverança e responsabilidade do Sr. Piroca.
A obra foi interrompida devido a grande seca que assolava toda a região. Somente em 1941 a construção foi retomada com o apoio do Frei Félix Bolte.
A demolição da antiga capela se deu somente com o término da construção do templo, que em 1948, já estava concluída e passou a ser utilizada para as celebrações.
Em 1950 a Igreja recebe a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, doada pelo Coronel Albino Pereira, conhecido Sr. Bidão, da cidade de Saúde, de onde vieram todos em procissão para a comunidade de Caldeirão Grande, que na ocasião celebrava a festa de sua padroeira, último domingo do mês de outubro.
Desde o início, a comunidade comprometeu-se com as obras da construção da Igreja, a exemplo, as madeiras e pedras vindas da antiga fazenda do conhecido Sr. Rodrigo, esposo de Elza, da Várzea do Rio das Pedras e as que foram transportadas no caminhão de José Cerqueira, vindas da Fazenda Novilhas doadas por Euzébio Guirra e Deodoro Guirra e também as madeiras para s confecção dos bancos.
Também são lembradas as procissões com o andor da padroeira visitando ruas colhendo as ofertas arrecadadas nos dramas, nos ternos, folia de reis, feiras-chiques e nas quermesses em frente à Igreja.
Deste modo as reformas e conservações do templo contou com a comunidade católica, exceto a reforma de 1982, que foi feita por uma entidade alemã de apoio e ajuda no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário