segunda-feira, 11 de junho de 2018

HOMENAGENS PÓSTUMAS AOS EX-PREFEITOS NELSON SANTANA, ALTAMIRANDA MAIA, MANOEL ENEDINO GAMA.

NELSON SANTANA

Nelson Santana, 1° Prefeito
de Caldeirão Grande
Nelson Santana, soteropolitano, filho do professor Antonio Diogo Santana e de Matildes Umbelina Santana, residiram em Salvador, a seguir sua família mudou-se a cidade de Saúde, terra natal de sua mãe e onde seu pai, também lecionou. Quando jovem viajou por vários estados a exemplo de São Paulo, Paraná e foi garimpeiro em Goiás.

Fixou residência em Caldeirão Grande, dedicando-se à agricultura, criação de animais e ao comércio. A Fazenda Amaralina, de sua propriedade, foi grande produtora de sisal deste município.

Casou-se com a professora Alaíde, esposa e mãe dedicada; sua grande companheira em todos os empreendimentos e tiveram seis filhos: Nelson, Carmen, Jackson, Márcia, Marcelo e Luciana.

Destacou-se na política pela imensa popularidade como integrante da Comissão de Frente ao Movimento Emancipativo do Município. Foi eleito o primeiro prefeito de Caldeirão Grande pelo PSD (Partido Social Democrático), de 1963 a 1967, quando deu início às obras de urbanização da cidade, a exemplo da pavimentação com paralelepípedos da Rua Euzébio Bezerra na parte onde existia uma ladeira de difícil acesso. Colaborou nas obras de melhoramento da Igreja Matriz, com a aquisição e colocação do piso do templo.

Teve atuação relevante na fundação do Colégio da CNEC em nossa cidade (Colégio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro).

Na época era difícil governar. O movimento no Brasil, em 1964, extinguiu os Partidos Políticos, restringiu as liberdades democráticas e os direitos políticos. Os Atos Institucionais permitiram apenas a permanência de dois partidos: a ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro)

No dia 31 de Março de 1964, Oficiais e Subalternos do Exército componentes de um Inquérito Militar, estiveram na região para averiguar se ouve participação de autoridades locais, no movimento chamado Grupo dos 11, liderado por Leonel de Moura Brizola.

Em 1966, era então governador do Estado da Bahia Lomanto Júnior. Ainda determinada força interna, aproveitando-se da situação política, contrária, e já que não havia o intermédio de Agência Bancária, desviava os recursos locais, dificultando a sua administração.

Novamente, ele vence nas urnas, pela confiança e prestígio político, junto ao povo, sendo eleito como o terceiro prefeito no período de 1971 a 1972.

Entre as suas realizações no município, como a continuidade das Obras de Calçamento, é considerada de maior importância, a realização da Rede de Eletrificação de toda cidade.

A sua simplicidade o identificou como o amigo de todos. O amigo do roceiro, um cidadão estimado e o mais popular.

De 1993 a 1996 também o seu filho, Dr. Marcelo Alves Bezerra Santana, foi prefeito desse município de Caldeirão Grande.


ALTAMIRANDA MAIA

2° Prefeito de Caldeirão Grande - BA
Altamiranda Maia, natural de Campo Formoso, nasceu em junho de1915, filho de João Batista de Souza e de Mariquinha Pereira Maia.

No ano de 1930, sua família mudou-se para Caldeirão grande, e estabeleceram-se na Fazenda Caldeirãozinho, região de Ponto Novo, cujas terras, compradas a Pedro Dias bezerra, (Seu Piroca), que na trajetória de vida, tornaram-se grandes amigos. Muito cedo se dedicou à agricultura, à criação de gado e comércio. Iniciou sua vida pública, tornando-se um cidadão político, experiente e de grande popularidade.

Casou-se com Dona Argemira Maia, e viveram nesse município, onde nasceram seus 10 (dez) filhos, desenvolveram-se e trabalharam ao lado de seus pais. Eles são: Artesino, Florilan, Nelsom , Idelsom, Fidelsino, , Manoel Maia, Altamirando Filho, Rosanete, Elzenita e Iracema.

A sua atuação e confiança junto aos municípios, o tornou vereador em quatro gestões. Destacou-se também pela liderança no processo de emancipação de Caldeirão Grande.

Foi eleito o segundo prefeito, atuando no período de 1967 a 1970.

Inicialmente, comprou o prédio da Prefeitura a Cândido Guirra. Preocupado com a segurança do município, ampliou a guarda, nomeando Escrivão de Policia o Sr. Ademir Ferreira e carcereiro, o Sr. Ezequiel Ferreira da Silva.

Adquiriu um carro-caçamba e trator de esteira. Entre várias realizações, do seu governo, a mais importante foi conseguir iniciar a eletrificação, trazendo os fios de alta tensão até a entrada da cidade.

Seu filho Nelson Maia, a exemplo do seu pai, sempre soube conservar a dignidade de cidadão e de homem público. Natural e residente de Ponto Novo, com a sua esposa Floripes Maria de Azevedo Maia e filhos. Foi Juiz de Paz durante nove anos. Em 1966, foi eleito vereador; em 1977, foi vice-prefeito e de 1983 a 1988, foi o sexto prefeito do município de Caldeirão Grande.

E com a emancipação política de Ponto Novo, é eleito o primeiro prefeito desse município no período de 1990 a 1993.


MANOEL ENEDINO GAMA

Emanoel Enedino Gama
4º Prefeito de Caldeirão Grande
Manoel Enedino Gama, filho de João Gama e de Maria Moura Gama, casou-se com Olímpia Correia Gama tiveram 04 filhos: João Gama Neto, José Gama Correia, José Milton Correia e Jucileide Correia Gama; residentes à Rua da Matriz. Exerceu atividades agrícolas, pecuária, comércio e foi grande produtor de sisal. Dedicou-se à política sendo vereador pelo município de Saúde, destacando-se pela luta em prol da libertação do município de Caldeirão Grande, fazendo parte da Comissão de Frente do Movimento Emancipativo dessa terra. Foi vereador, pela segunda vez, para o Legislativo Municipal de Caldeirão Grande, e eleito o quarto prefeito desse município, no período de 1973 a 1976.

São consideradas como principais realizações do seu governo o início das obras do Hospital Municipal João Durval Carneiro, a criação da Biblioteca Municipal Jorge Amado, a colocação dos nomes das ruas da cidade, entre outras realizações, como a continuidade das Obras de urbanização, melhoramento das casas da antiga Rua da Areia.

O seu filho João Gama Neto (Netinho), enaltece a memória e compromisso do seu pai como prefeito de Caldeirão Grande de 2005 a 2008.




Nenhum comentário:

Postar um comentário