terça-feira, 12 de junho de 2018

DIOCESE DE SENHOR DO BONFIM

O jornal Correio do Bonfim foi fundado por Augusto Sena Gomes que já defendia a ideia da criação da Diocese de Senhor do Bonfim, em 1912.

Consta na história a atuação nessas regiões do Cônego Pedro Hugo Teixeira, que foi assassinado estupidamente por um débil mental embriagado em 1914. Foi “A Tarde”, que anunciou pela primeira vez a notícia da criação do Bispado de Bonfim.

A Diocese de Senhor do Bonfim foi criada pelo Papa Pio XI em 1933, instalada no dia dois de agosto do mesmo ano, que ficou como administrador apostólico da diocese até a chegada do primeiro bispo, Dom Augusto Álvaro da Silva, que havia visitado a cidade de Senhor do Bonfim em 1926, como arcebispo da Bahia. Grande inspirador da criação dessa diocese, Dom Augusto, Primaz do Brasil, camareiro do Papa. Três anos após, chega o primeiro bispo, Dom Hugo Bressane.
DOM HUGO BRESSANE DE ARAUJO

DOM HUGO BRESSANE DE ARAUJO, filho de Campanha, Minas Gerais, trouxe para esta diocese os monges cistercienses, aos quais entregou a Paróquia de Jacobina. Confiou aos franciscanos a paróquia de Campo Formoso. Trouxe as Irmãs Sacramentinas para Senhor do Bonfim, que até os nossos dias vêm oferecendo educação à milhares de alunos.
Dom Frei Henrique Golland Trindade, OFM

DOM HENRIQUE GOLLAND TRINDADE, foi o segundo bispo de Bonfim, em 1941, era jornalista, orador, conferencista e escritor. Trouxe os irmãos Maristas.

DOM JOSÉ ALVES TRINDADE

DOM JOSÉ ALVES TRINDADE, o terceiro bispo, tomou posse da Diocese em 1949, acompanhado de missionários capuchinhos, andou por toda Diocese e construiu várias capelas.

DOM ANTÔNIO MENDONÇA MONTEIRO, nasceu na cidade de Cachoeira-Ba, no dia 7 de novembro de 1907. Ordenou-se sacerdote em Roma, a 4 de abril de 1931. Foi o quarto bispo da diocese, tomou posse em 9 de junho de 1957. Entre as inúmeras realizações pastorais, está na memória dos bonfinenses e região:

- O Congresso Eucarístico Diocesano em 1958
- Criação do Círculo Operário em 1959
- Criação do INSTITUTO BONFINENSE DE ASSISTENCIA E PROMOÇÃO SOCIAL (IBAPS)
- Inauguração do Hospital Regional.

A partir de 1970, assume as paróquias sem padres, assim assumiu a Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, dando assistência a Caldeirão Grande, criou a Capela de Nossa Senhora de Fátima em 1972, no distrito de São Miguel.

Visitou as 19 Paróquias, distribuídas em 33 municípios uma a uma e, por onde passou, deixou a marca da esperança, da verdadeira fé cristã, do extremo amor aos humildes, tendo como lema a caridade e a justiça. Seu fervoroso sermão nos tocava, nos transformava e nos convertia... Em plena atividade apostólica, faleceu em Salvador no dia 23 de dezembro de 1972.

“Por Cristo e pelos irmãos, ofereceu-se até morrer” - Está escrito na lápide, onde foi sepultado, no cemitério da Ordem Terceira do Carmo. Seus restos mortais foram traslados para Catedral Diocesana de Senhor do Bonfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário